As frutas movimentaram o mercado cervejeiro e conquistaram o publico conferindo aroma, saber e cor a diversos estilos

Goiaba, laranja, limão, melancia, pitaia, maracujá, acerola, amora… Quando o assunto é ingrediente para cervejas, o céu é o limite. Com criatividade e conhecimento, é possível fazer cervejas extremamente saborosas, de diferentes estilos e de coloração exuberante que despertam a atenção.
As cervejas com frutas caíram no gosto dos consumidores. Produzidas por várias cervejarias e em estilos variados, elas seguirão em alta em 2019. “Pegar estilos clássicos e acrescentar uma fruta condizente com a base da cerveja é uma tendência muito bacana, principalmente em um país como o Brasil”, afirma Leo Nascimento, mestre em estilos e sócio da cervejaria Dos Caras.
Entre as cervejas feitas com frutas que ganharam bastante visibilidade no ano passado está a Catharina Sour, primeiro estilo brasileiro reconhecido mundialmente. A Prússia Bier, por exemplo, localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo, produz um rótulo com goiaba e hibisco. “A goiaba era a fruta da estação no momento em que fizemos. O hibisco foi usado porque dá uma coloração natural, e suas propriedades, como a adstringência, combinam com a goiaba”, explica Fernando Cota.
Segundo ele, a aceitação do público foi incrível e a ideia é seguir produzindo o estilo utilizando frutas de cada estação. “Cerveja com fruta sempre chama a atenção quando acertamos na dosagem e não fica enjoativa nem frutada demais, sem parecer cerveja”, explica Cota. O cervejeiro conta que, em março, lançará um rótulo com abacaxi.
A Catharina Sour possui sabor e aroma de frutas frescas, o que é ideal para nosso clima tropical, como afirma Fabiana Bontempo, sócia da Brücke, localizada em Nova Lima. Desde 2016, ela produz a Passion, que tem frutas amarelas em sua composição. “O estilo original era Berliner Weisse com frutas, no caso maracujá e laranja. O caráter refrescante do maracujá e o aroma superperfumado, aliados com o perfil cítrico da laranja, formaram um buquê muito pungente, surpreendente”, exclama.
Ela explica que em 2016 as cervejas ácidas ainda não estavam em alta como hoje, mas a aceitação foi tanta que ela foi incorporada à linha de produção como cerveja sazonal do verão. Com o reconhecimento da Catharina Sour, o estilo foi alterado, e a Passion passou a ter essa classificação. A cervejaria também lançou rótulos com morango e romã.
A Verace também investiu no estilo e criou a Abaporu Sour, que possui goiaba e cajá-manga, sendo acidificada com lactobacilos. “Como o estilo foi reconhecido mundialmente, muitas cervejarias serão motivadas a produzir, o que estenderá a oferta e incentivará o consumo”, analisa Túlio Silva Pinto, mestre cervejeiro.
Segundo ele, que também é responsável pela fruit beer Maracutaia, que tem maracujá e pitaia, a meta para este ano é explorar estilos consagrados, mas também, e principalmente, inovações. “Manteremos nossa tradição de uso de frutas e especiarias, além de processos inovadores”, pontua.
Leia mais em O Tempo