Fumacê é adotado em Nova Lima após 5ª morte por febre amarela

0

Após 5ª morte por febre amarela na cidade e detreto de situação de emergência, a Prefeitura de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai realizar a aplicação de fumacê, nesta quinta-feira (18), na sexta (19) e no sábado (20), entre 17h e 22h.

Segundo a prefeitura, a ideia é pulverizar o inseticida em áreas de risco para matar o mosquito transmissor. Os bairros selecionados foram Santa Rita, Honório Bicalho, Galo Velho e Vila Marise. No bairro Alto do Gaia, o inseticida será aplicado por bomba costal, no dia 19 de janeiro, das 8h às 10h.

Alguns cuidados devem ser tomados antes da aplicação do produto:

  • Cobrir todos os alimentos e utensílios domésticos.
  • Cobrir torneiras e locais de água potável.
  • Retirar a roupa do varal, mesmo que molhada. Colocar novamente após 30 minutos da aplicação.
  • Cobrir ou virar bebedouros de animais (cães, gatos, aves) durante a aplicação.
  • Remover gaiolas de passarinhos e animais domésticos.
  • Manter abertas portas, janelas e cortinas, facilitando a entrada do inseticida na casa.
  • Idosos acamados e recém-nascidos devem permanecer no quarto com janelas e portas fechadas.
  • Não é aconselhada a permanência de pessoas próximo ao local de pulverização, principalmente crianças, idosos, pessoas alérgicas e com problemas respiratórios.

Vacinação 

Os postos de sáude vão abrir no próximo sábado (20). As vacinas estarão disponíveis, entre 9h e 16h, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Bela Fama, Cruzeiro, Cristais, José de Almeida e Jardim Canadá, além da Policlínica Municipal e do ponto de vacinação extra no Bairro Vila da Serra (ao lado do Conexão Aeroporto e na Associação do bairro Vale do Sol).

No sábado (13), foram imunizadas mais de 1.200 pessoas em seis unidades de saúde, que ficaram abertas para atender os moradores.

Também está programado um bota-fora das 9h às 14h, nos bairros Santa Rita, Honório Bicalho, Galo, Cascalho, Alto do Gaia e São Sebastião das Águas Claras.

As ações incluem, ainda, visitas domiciliares dos agentes de saúde às áreas de risco para verificar o cartão de vacina dos moradores, eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e monitoramento dos casos suspeitos e já confirmados.

Parques fechados

O Parque Natural Municipal Rego dos Carrapatos foi fechado por tempo indeterminado, nessa terça-feira (16). Outros parques e unidades de conservação de Nova Lima serão sinalizadas para que não sejam visitadas.

Ao se deparar com primatas mortos ou doentes é importante avisar a Vigilância em Saúde (3541-5017) o mais brevemente possível, para que providências possam ser tomadas. É importante também que a população denuncie focos do mosquito, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua pelo telefone 3541-4427.

Fonte: Hoje em Dia

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

*

Curta nossa página no Facebook
error: Conteúdo Protegido!