História do Bairro Jardim Canadá

0

Bairro cresceu devido à atividade fabril em Nova Lima. Região assiste a um rápido desenvolvimento nos últimos anos e desperta o interesse de grandes investidores

O Jardim Canadá é um bairro localizado em Nova Lima, permitindo o acesso ao local por meio da rodovia BR-040, tornando-se um local pouco afastado do centro urbano, porém com diversos comércios, além de oferecer tudo o que há de melhor para os moradores e visitantes da região, visando o bem-estar.

A história do Jardim Canadá dá-se desde 1950, quando houve a construção do loteamento, porém sem interessados para a ocupação do mesmo devido à distância de Belo Horizonte, sem que muitos vissem capacidade de crescimento em uma região mais afastada, ainda sem a infraestrutura necessária para a moradia. Casas para militares foram construídas no local devido à falta de habitantes, porém as construções não foram concluídas.

O parcelamento original do Jardim Canadá é de 1958, época em que já vigorava o Decreto-Lei 58 estabelecendo como obrigação do empreendedor a definição das ruas (meio-fio) e a solução de água e esgoto. Contudo, a infraestrutura no bairro não foi implantada naquele momento, ficando a cargo do poder público municipal a urbanização à medida que o bairro foi sendo povoado. Naquela época, chegou a ser construída uma vila de casas para militares, que não foi habitada. Somente nos anos 1980 houve um processo de ocupação de várias áreas, mesmo sem a infraestrutura básica necessária. As casas do conjunto foram invadidas e em alguns lotes passaram a morar pessoas de renda média com soluções individuais de água e esgoto.

Por conta da proximidade com a rodovia BR-040 que faz a ligação de Belo Horizonte com Jardim Canadá, muitas pessoas começaram a visitar o local e encantaram-se pelo mesmo, adquirindo outras moradias, além de muitos que utilizaram a via de fácil acesso para estabelecer comércios de manutenção de automóveis, postos de gasolina e restaurantes, tornando o bairro como um ponto de descanso para os viajantes antes que os mesmos prosseguissem com sua trajetória, como um refúgio para quem desejava parar por alguns minutos ou horas para abastecer o veículo e comer alguma coisa. Galpões industriais de pequeno porte também foram construídos na região nos primeiros anos de habitação, ainda podendo ver, atualmente, algumas destas indústrias que expandiram seus serviços para o interior do Jardim Canadá.

Atualmente é possível reconhecer o Jardim Canadá como um local de vida urbana diversificada e dinâmica, permitindo que o local cresça constantemente até mesmo pela localização favorável, incentivando lotes de alto padrão e atividades ligadas à metrópole, suprindo as necessidades tanto dos moradores locais, quanto de outros visitantes que vão até a cidade promover seus próprios negócios.

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Curta nossa página no Facebook
error: Conteúdo Protegido!