A natureza pede passagem no Vale do Mutuca

0

A natureza está pedindo cuidado. Está pedindo passagem.

Ao redor da Região Metropolitana de Belo Horizonte há uma natureza exuberante que precisa ser preservada. Em troca, ela nos oferece água em nascentes e córregos, ar limpo, bem-estar, diversidade, beleza. Vida!Tem Lobo-guará, Porco-do-mato, Onça, Tamanduá, Jaguatirica, Paca, Tatu, Veado, Irara, Furão, Gato-mourisco, Gambá, Cachorro-do-mato, Mão-pelada, Macaco-Guigó. Uma diversidade de plantas e flores da Mata Atlântica. Há animais em extinção e espécies somente encontradas na região.

Toda essa biodiversidade está presente num imenso corredor ecológico que liga o Parque do Rola Moça, as matas das encostas da Serra da Moeda e as matas do Tumbá, Jambreiro, Gandarela, Fechos e Samuel de Paula.

Áreas verdes precisam estar interligadas. A fauna e a flora quando ficam isoladas em pequenos territórios ou restritas a pequenos grupos têm sua diversidade afetada. E espécies podem ser extintas. Grandes áreas verdes propiciam aos animais o livre deslocamento para buscar alimentos e a permuta genética entre a fauna e a flora, fundamental para a preservação das espécies.

O corredor ecológico do Vale do Mutuca liga o ecossistema da Bacia do Rio Paraopeba ao ecossistema da Bacia do Rio das Velhas. A conexão entre as duas bacias passa por debaixo do viaduto do Mutuca, na rodovia BR 040.  É a única interligação física ainda existente em um raio de 40 km.

A proteção desse patrimônio natural significa o presente e o futuro com mais qualidade de vida. Representa uma postura ética.

Preserve e plante árvores no seu quintal. Evite queimadas. Proteja os sub-bosques. Valorize todas as formas de vida. Faça empreendimentos sustentáveis. Seja responsável com as gerações futuras. Concilie o desenvolvimento econômico, ambiental e social.

Chega de devastação ambiental. O bem-estar de todos exige uma atitude mais responsável das pessoas, das instituições e das empresas. É um dever inadiável valorizar e cuidar da natureza.

Vamos dar passagem à natureza do corredor ecológico do Vale do Mutuca!

Corredor ecologico do Vale do Mutuca

“A Promutuca produziu este vídeo com informações sobre o Corredor Ecológico, como sua localização e a sua relevância quanto à conservação da biodiversidade para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O  vídeo contém  material  fotográfico com  belíssimas imagens da flora e da fauna registradas no Vale do Mutuca.”

Assista o vídeo através do nosso site: www.promutuca.org.br ou no canal do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=YyDmI-_D5cM

Presidente da ONG Promutuca e morador do Vale do Mutuca.

www.promutuca.com.br • adm.promutuca@gmail.com
(31) 3581-1166.

Fonte: Jornal Belvedere

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

*

Curta nossa página no Facebook
error: Conteúdo Protegido!