REGIÃO NOROESTE É UMA DAS MAIS RICAS DE NOVA LIMA, MAS AINDA SOFRE PELA FALTA DE IDENTIDADE

0
“Responsável por 40% do orçamento de Nova Lima, o bairro Jardim Canadá sofre com a fama de pertencer a BH e o estigma de uma “terra prometida” que não deu certo na década de 1950. Hoje enfrenta o oásis de um território dividido entre o seu lado abastado e as invasões.”

Urbanizado na década de 1950, à margem da BR 040, o bairro Jardim Canadá tinha tudo para explodir nos anos seguintes com um loteamento que acabou não dando certo.

O resultado foi o abando- no e um crescimento desordenado – o mesmo que ocorre hoje com o Água Limpa, na divisa com Itabirito –,mas a sorte mudou nas últimas décadas, com a chegada das indústrias, de um comércio diversificado e dos condomínios de luxo.

Este boom imobiliário tornou a região uma das mais prósperas de Nova Lima, mas a sua população ainda não superou a crise de identidade pela sua proximidade com a Capital.

Essa “parede e meia” com BH provoca situações embaraçosas, como o fato de sua linha de ônibus urbano Bairro-Centro ter que passar pelo território belo-horizontino e causar tanta confusão como a que envolve o Consórcio Metropolitano e a Via Ouro.

Outro fator que contribui para essa crise de identidade talvez seja a sua pouca dependência das políticas públicas do município.

Ou seja, os moradores dos condomínios pouco utilizam os serviços públicos do município e a maioria da mão de obra do lugar pertence a Belo Horizonte.

PLANO DIRETOR

O vereador Wesley de Jesus reconhece o drama dos moradores da região, uma vez que, tanto os mais simples quanto aqueles com maior poder aquisitivo, ficaram, segundo ele, reféns da falta de apoio do poder público nos últimos anos.

Essa situação está se modificando, ele garante. Na última eleição, o PEN teve seis candidatos a vereadores da região e hoje é o partido com a maior representatividade do local.

Vale dizer que a regional é administrada pelo PEN, com o suplente de vereador, Robert Laviola, sendo que o partido elegeu outro morador do bairro, José Carlos, Boi, tendo ainda a região como deputado majoritário, o combativo Fred Costa, também do PEN.

“Isso nos obrigada a ter uma responsabilidade ainda maior com os moradores, razão pelo qual defendo a proposta do executivo de criar um microplano para a região, o que está sendo feito na re- visão do Plano Diretor”, encerra Wesley de Jesus.

Fonte: A Notícia de Nova Lima

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Curta nossa página no Facebook
error: Conteúdo Protegido!